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O QuintoAndar é uma empresa que usa tecnologia e design para simplificar a locação de imóveis residenciais.

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Corretor Virtual

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Nesta FAQ você encontrará todos os detalhes sobre como funcionará o Corretor Virtual QuintoAndar.

Última atualização: 07/01/2021

1. O que é o Corretor Virtual QuintoAndar?

Em cada anúncio de imóveis publicados e ativos no site do QuintoAndar será exibido um botão “Fale com Corretor”. Ao clicar nesse botão, o cliente será redirecionado para o WhatsApp de um corretor parceiro que ficará responsável pelo atendimento virtual daquele cliente sobre o imóvel em questão.

2. O que é o atendimento virtual?

3. O que configura um atendimento virtual?

O atendimento virtual é uma solução que visa à segurança nos atendimentos entre corretores e clientes. Por Whatsapp, os corretores poderão solucionar diversos tipos de dúvidas do cliente sobre o imóvel, negociações e fluxo de locação ou venda QuintoAndar, sem a necessidade de realização de visitas presenciais.

4. Porque o QuintoAndar está adotando esse modelo?

O objetivo é evitar deslocamento nas cidades e conter o avanço da COVID-19, trabalhando de forma segura e responsável para manter ativa a atuação dos corretores parceiros, possibilitando o atendimento de forma remota a clientes que estiverem procurando imóveis para locação ou venda na plataforma Quintoandar.

5. Qual é o período de duração desse modelo?

O botão “Fale com Corretor” ficará disponível a partir do decreto de lockdown de cada região e estará vigente durante período indeterminado.

6. Quem participa do modelo Corretor Virtual QuintoAndar?

.Todos os corretores associados do QuintoAndar que optaram por participar do modelo ao responderem o formulário de inscrição um dia antes da data do lockdown em cada região serão ativados automaticamente no momento do lockdown. Inscrições após esse prazo entrarão em uma lista de espera.

7. Posso optar por não fazer parte desse modelo de visitas e seguir como era antes?

Você pode optar por não participar ou por sair a qualquer momento do programa. Para solicitar sua saída, basta entrar em contato com o Suporte ao Corretor. Sobre as visitas presenciais, caso você também deseje realizá-las precisará se inscrever entrando em contato com o nosso suporte.

9. O modelo de Corretor Virtual QuintoAndar será habilitado para corretores de locação e venda?

Sim, para todos os corretores, independente do modelo de atuação.

12. Em quais cidades esse novo modelo será implementado?

Por ora, o modelo vai funcionar em todos as regiões de atuação do QuintoAndar.

Trabalharemos com o Corretor Virtual em todas as cidades que já fazem parte da plataforma QuintoAndar, exceto Belo Horizonte. 

13. O Corretor Virtual valerá para toda a cidade ou para apenas algumas regiões específicas?

16. Haverá distinção dos imóveis que terão o botão "Fale com o Corretor"?

Todos os imóveis publicados e ativos na plataforma Quintoandar irão exibir este recurso.

17. Onde posso localizar o contato do proprietário caso necessite de informações 

O contato do proprietário estará disponível nas informações de entrada do imóvel no site do corretor. Lembramos que esses dados são confidenciais e que você não pode disponibilizá-los diretamente aos clientes, nem a terceiros. O compartilhamento desses contatos, pode acarretar no descredenciamento do corretor parceiro.

22. O anúncio do imóvel no QuintoAndar não possui vídeo, fotos 360 ou outras informações que são relevantes para o cliente. O que devo fazer?

Alguns anúncios de imóveis listados no QuintoAndar podem não possuir todas as informações que o cliente gostaria de ter. Para isto, disponibilizamos para os corretores os contatos do proprietário do imóvel uma tentativa de levantamento destas informações.

Em paralelo, entendendo a relevância destas informações em um período de isolamento, estamos trabalhando fortemente para deixarmos os anúncios dos imóveis listados na plataforma os mais completos quanto possível.

23. O que acontece caso já exista uma negociação em andamento no mesmo imóvel e com o mesmo cliente que estou atendendo virtualmente?

Caso já exista uma negociação em andamento com o cliente e imóvel em que você esteja realizando um atendimento virtual,  você terá direito à participação na comissão caso tenha intermediação direta nessa negociação. Importante que contato direto tenha sido originado através do botão “Fale com o Corretor” pelo cliente que está com a negociação em aberto e que o atendimento seja registrado como visita completa.

24. Haverá alguma mudança nas propostas/negociações que estavam atribuídas a mim antes dessa mudança?

Não haverá mudanças nas propostas/negociações que estavam atribuídas a cada corretor antes da implementação do modelo. 

O corretor terá direito a participação (total ou parcial) na comissão sobre a corretagem de imóveis caso tenha comprovada a participação na intermediação para locação/venda, seja via visita presencial, visita por vídeo ou atendimento remoto.

Os corretores parceiros optantes que por ventura não responderem, desrespeitarem ou forem mal educados com os clientes que entrarem em contato pela plataforma serão retirados do programa e as demandas, redistribuídas.

25. Realizei remotamente um atendimento a um cliente que me pediu informações/indicações de outros imóveis. Tenho direito a corretagem por isso?

Os contatos de proprietários e imobiliárias são sigilosos e compartilhados com os corretores exclusivamente para facilitar o fluxo de informações na rotina de atendimentos/visitas e não podem em hipótese alguma ser compartilhados com os clientes. O compartilhamento de contato de clientes e imobiliárias poderá configurar violação do contrato de associação, e acarretar a desativação do corretor parceiro.

28. Posso enviar o contato do proprietário ou da imobiliária para o cliente conversar diretamente?

Não existe tempo máximo de resposta. Porém, recomendamos um tempo de retorno de entre 30 minutos a 1 hora do recebimento da mensagem. A experiência do cliente é extremamente importante para fechamento de contratos.

Do mesmo modo que o corretor parceiro tem liberdade de abrir ou fechar a agenda, as demandas podem ser respondidas no momento que melhor se encaixar na sua agenda.

27. Caso opte por participar, preciso responder a todos os clientes que entrarem em contato?

Cada demanda de cliente feita no âmbito do Programa será distribuída a apenas um corretor parceiro, de modo que é importante que os corretores parceiros optantes efetivamente respondam às demandas dos clientes, tratando-os de forma cordial e consultiva. 

Os corretores parceiros optantes que por ventura não responderem, desrespeitarem ou forem mal educados com os clientes que entrarem em contato pela plataforma serão retirados do programa e as demandas, redistribuídas.

26. Caso o cliente que estou atendendo virtualmente envie uma proposta utilizando o botão "Fazer proposta", esta proposta estará automaticamente atrelada a mim?

29. Existe tempo determinado para retorno das mensagens dos clientes através do WhatsApp?

8. Para participar desse modelo, preciso manter minha agenda com horas disponíveis?

Entendendo o momento de recomendação de isolamento, os corretores que optarem por participar do modelo de atendimento virtual não precisam ter disponibilizado horas para visitas presenciais em sua agenda.

18. Os atendimentos virtuais irão aparecer na minha agenda?

A princípio, os atendimentos virtuais não irão aparecer na agenda do corretor que aceitar realizar este tipo de atendimento. Para que as propostas que eventualmente surgirem destes clientes estejam disponíveis na seção “Status de Propostas” da plataforma do corretor, o corretor deverá registrar o atendimento como uma visita completa na plataforma.

Estamos trabalhando para melhorar esta experiência e dar a maior visibilidade e praticidade possível para os corretores nesta nova modalidade. Em breve anunciaremos novidades.

Para corretores parceiros do modelo de aluguel: Para que a proposta de um cliente seja automaticamente atrelada a um corretor, é necessário que haja o registro da visita do corretor com o cliente no imóvel para o qual o cliente fez a proposta. Caso não haja este registro, o corretor deverá entrar em contato com o time de atendimento do QuintoAndar e enviar todas as evidências que comprovem sua participação na intermediação da locação/venda. 

Para corretores parceiros do modelo de vendas: Sim. É necessário registrar a visitas após fazer um atendimento virtual. 

Configura-se um atendimento virtual quando o corretor acionado pelo botão “Fale com o Corretor” responde a uma dúvida ou consideração de um cliente sobre o imóvel que originou a solicitação ou sobre outro imóvel listado no QuintoAndar que possa ser de interesse do cliente. 

10. Me inscrevi para participar do modelo de Corretor Virtual QuintoAndar mas não tenho certeza se minha inscrição foi completa. Como consigo saber se realmente estou inscrito neste modelo de atendimento?

Os corretores que se inscreveram até um dia antes da data do lockdown da sua região, foram incluídos neste modelo de atendimento e já estão recebendo solicitações de atendimento virtual. Lembrando que, durante o período de isolamento, algumas regiões estão vivenciando alterações no volume usual de atendimentos solicitados. Entendemos que uma baixa demanda pode gerar ansiedade nos corretores, estamos trabalhando constantemente para trazer o maior volume de atendimentos possível para todas nossas regiões de atuação.

11. Me inscrevi para participar do modelo de Corretor Virtual fora do prazo solicitado. E agora?

Aqueles que se inscreveram após o prazo solicitado estão em lista de espera, tendo sua ativação condicionada a demanda de atendimentos de sua região de atuação. Ao ter seu perfil ativado como Corretor Virtual, o corretor será notificado.

14. Irei receber solicitações de atendimento virtual sobre imóveis de toda minha cidade?

As solicitações de atendimento virtual serão alocadas para os corretores de acordo com sua região de atuação.

Optamos por manter a região de atuação original de todos os corretores, para que todos possam fornecer detalhes sobre o bairro com maior propriedade. O corretor pode apresentar imóveis de outras regiões durante um atendimento e, pensando nisso, liberamos para que todos os corretores tenham acesso às informações do proprietário de imóveis de todas as regiões para sanar eventuais dúvidas.

15. Posso esclarecer dúvidas de clientes sobre imóveis fora da minha região de atuação?

19. Devo registrar como "Visita Completa" cada atendimento por WhatsApp?

Para corretores parceiros do modelo de aluguel: Sim. Após cada atendimento a clientes que demonstrarem interesse no imóvel via botão “Fale com Corretor”, você deve registrar a visita como realizada. Assim, você terá visibilidade sobre o status de negociação do cliente, caso ele venha a fazer proposta.

Para corretores parceiros do modelo de vendas: Sim. É necessário registrar todos os atendimento realizados se limitando ao registro de uma visita por cliente e imóvel.

20. O cliente solicitou uma visita presencial no imóvel. O que fazer?

O posicionamento do QuintoAndar é de recomendar fortemente a não realização de visitas presenciais, mas está a cargo do corretor parceiro a decisão sobre realizar ou não a visita. 

Caso se sinta desconfortável ou inseguro, o corretor tem total liberdade para declinar esta visita. Nesses casos, o corretor deverá instruir ao cliente que entre em contato com o QuintoAndar para que seja estabelecida a melhor solução. Mesmo nessa hipótese, uma visita completa poderá ser registrada, para que conste o atendimento virtual do corretor parceiro a este cliente.

21. Posso oferecer outros imóveis para o cliente?

Sim. É necessário registrar a visita após o atendimento, assim, uma futura proposta será atrelada à sua intermediação.

O QuintoAndar está sempre atento aos acontecimentos do mercado e a saúde e bem-estar de todos. Isto envolve também a saúde financeira de nossos parceiros.

A princípio não teremos alterações nas faixas de comissão dos corretores. Estamos tomando diversas medidas para reduzir o impacto do momento de crise nos parceiros e vamos entender a demanda e dinâmica do mercado para então tomarmos todas as medidas cabíveis.

32. Dado o momento de menor volume de contratos, o QuintoAndar está planejando alguma alteração nas faixas de comissão?

Não, o corretor continuará participando do modelo de comissionamento vigente em sua região com as mesmas regras de faixas de números de contrato e percentual de comissão.

31. Haverá alteração na régua de comissão por contrato fechado para quem participar desse modelo de atendimento?

Todas as solicitações de mobilidades estarão suspensas durante todo o período de distanciamento social recomendado pela OMS para evitar a disseminação da Covid-19.

30. Posso solicitar a alteração da minha região de atuação durante a participação no modelo de Corretor Virtual QuintoAndar?

A partilha da corretagem não sofrerá alterações para situações em que houver mais de um corretor envolvido na negociação, independentemente da abordagem do atendimento realizado com o cliente que assinou o contrato (virtual ou presencial). Nesses casos, a divisão da comissão será feita igualmente entre todos os corretores envolvidos.

33. Como será feita a partilha da corretagem para casos em que exista mais de um corretor envolvido?

Nestas situações, não haverá partilha de corretagem com nenhum corretor parceiro já que não houve participação de nenhum corretor na intermediação do contrato, mas apenas da plataforma do QuintoAndar.

34. Como será feita a partilha da corretagem caso o cliente feche um contrato sem ter entrado em contato com um corretor?