Manual do fotógrafo

® QuintoAndar Serviços Imobiliários Ltda.
CRECI-SP J24.344 (Ver outros)
Termos e Privacidade

Descubra quanto cobrar de aluguel

Manual
do fotógrafo

Como funciona o fluxo de agendamentos de jobs?
São dois os fluxos de agendamento de fotos, que podem ser feitos tanto pelo aplicativo do proprietário quando pelos analistas internos.

O fluxo do aplicativo pode entrar na agenda do fotógrafo até 23h59. Como o proprietário agenda pelo aplicativo, os trabalhos entram na fila de acordo com o horário disponível na agenda do fotógrafo. 

Agendamentos que venham dos analistas internos podem chegar das 8h às 20h.

Como funciona a confirmação de fotos? Posso contatar o proprietário com quanto tempo de antecedência?
Os agendamentos são realizados de acordo com a disponibilidade do proprietário. A confirmação de fotos pode ocorrer a partir do momento em que o job estiver na agenda até três horas antes da sessão de fotos acontecer; a confirmação pode ser feita por Whatsapp, telefone ou SMS.

Mandei mensagem e o proprietário não confirmou a sessão de fotos; mesmo assim devo comparecer?
Ainda que o proprietário não confirme a sessão de fotos, é necessário que o fotógrafo compareça no imóvel, pois a sessão de fotos já foi confirmada anteriormente com o dono.

Agendamento

AgendamentoCâmera 360°SuporteOperação RemotaCidades em lockdownOperaçãoOriginalsCancelamentosProblemas no APPFinanceiroDúvidas de ProprietárioLockboxIndicaAí

Acesso rápido

Como funciona o Suporte aos parceiros?
A equipe de suporte aos parceiros está disponível para ajudar quando surgirem dúvidas em campo ou quando houver algum problema que precise de uma interação maior com o proprietário, seja falta de autorização ou chaves na portaria, fechamento da agenda etc. Essa equipe está treinada para ajudar de forma rápida e eficiente. Você poderá contatar a equipe de suporte pelos seguintes canais:

- Whatsapp 4000-1161
- quin.to/mensagem

O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira das 8h às 18h, sábados e domingos das 9h às 14h.

Com quanto tempo de antecedência preciso avisar o suporte para fechar minha agenda?
É importante informar sobre o fechamento da agenda com no mínimo 4 dias de antecedência, para evitar que os agendamentos sejam cancelados. Caso ocorra algum imprevisto em cima da hora e seja necessário realocar os agendamentos do dia, é preciso avisar os proprietários e, na sequência, entrar em contato com o suporte por meio do quin.to/mensagem  para o realocamento dos jobs.

Quando devo acionar o suporte?
Sempre que tiver alguma dúvida ou precisar de ajuda sobre a agenda ou jobs. A equipe de suporte é treinada para ajudar com todas as dúvidas no processo.

Suporte

Operação Remota

O que é a operação remota e por que ela existe?
Estamos acompanhando de perto a evolução da epidemia do novo coronavírus (Covid-19) e seu impacto para agir rapidamente sempre que necessário e garantir a proteção de todos. Nossa maior preocupação no QuintoAndar é com a saúde e segurança dos nossos clientes, parceiros e colaboradores.

Por esse motivo, decidimos suspender temporariamente a sessões de fotos presenciais em imóveis em Santa Catarina, Goiás e São Paulo para evitar situações de interação social e contato físico, como recomendado pela Organização Mundial da Saúde e pelo Ministério da Saúde como métodos de prevenção de contágio. Lembrando que para as cidades citadas a operação remota não é opcional, como no restante dos outros estados.

A partir de quando os jobs vão começar a ser agendados?
Esses jobs terão datas agendadas de a partir de 24/03/2020. Nossa intenção é retomar nossas atividades presenciais apenas após as autoridades da área da Saúde determinarem que não há mais risco de contágio em interações presenciais e contato físico.

Em quais estados teremos agendamentos remotos?
Suspendemos os agendamentos presenciais em Santa Catarina, Goiás e São Paulo desde o dia 24/03/2020. Em os outros estados, desde 25/03/2020. Por enquanto, manteremos os agendamentos normalmente nos outros estados em que o QuintoAndar atua.

Quais recomendações que o QuintoAndar tem feito para garantir a segurança dos fotógrafos?
Sugerimos o bloqueio das agendas em horários de pico e providenciamos orientações médicas gratuitas em caso de sintomas de gripe/resfriado. Essas medidas foram pensadas para todos os nossos parceiros.

Como serão os agendamentos de jobs para os fotógrafos?
Manteremos o fluxo atual dos agendamentos, porém teremos apenas jobs livres. A equipe de agendamentos realizará todos os agendamentos dos imóveis, incluindo a informação para os proprietários sobre o novo fluxo. Vamos ressaltar o envio de fotos e vídeos aos nossos fotógrafos para a publicação no site.

Como será o contato com proprietário através do whatsapp?
Assim que os agendamentos caírem na sua agenda, você fará o contato com o proprietário solicitando que ele faça o envio das fotos e vídeos pelo whatsapp para serem publicadas no site.

É importante que, no momento de contato com o proprietário, seja feito o checklist do imóvel, para que posteriormente seja preenchido na plataforma de publicação junto com as fotos do imóvel.

Como será o fluxo de agendamento para jobs de B2B?
As imobiliárias parceiras irão acrescentar o contato do proprietário ao agendamento para que você possa entrar em contato com ele e solicitar as fotos, da mesma forma que faz com os agendamentos de clientes diretos.

Se o proprietário não responder à mensagem, como o fotógrafo deve seguir o cancelamento?
O ideal é que confirme e faça o envio das fotos e vídeo. Caso não haja retorno do proprietário, você deverá fazer o cancelamento pelo PWA com o motivo correto pelo cancelamento.

Qual a orientação para os proprietário para o padrão dos vídeos no site?
É importante orientar o proprietário a filmar com calma para mostrar os espaços para que o interessado consiga explorar bem o imóvel por meio de sua filmagem. Não é necessário ter áudio. É muito importante que os vídeos sejam enviados para garantir a boa experiência do cliente para a realização da visita 100% digital. Você poderá instruir os proprietários para que ele envie um vídeo de qualidade.

Qual o prazo para publicar as fotos e vídeo dos jobs remotos no site?
É de extrema importância que todos os jobs sejam publicados dentro do prazo. No entanto, como serão agendamentos livres você tem um tempo maior para confirmar o envio das fotos com os proprietários.

Qual a orientação para os proprietário para o padrão das fotos no site?
Como os proprietários não estão habituados com o padrão de fotos publicadas em nosso site, você pode instruí-los em quais são os melhores os ângulos, iluminação e a forma de realizar os vídeos.

Quantidade de fotos
Pelo menos duas fotos de cada cômodo, e todos os cômodos precisam ser fotografados.

Padrão de fotos QuintoAndar
Oriente os proprietários a se posicionarem no canto dos cômodos para tirar as fotos e em uma altura em que apareça o teto e o chão. Além de fotografar em formato paisagem (com exceção dos cômodos estreitos) e com uma boa qualidade.

Vídeo Tour
Para garantir uma experiência mais completa para os interessados em alugar os imóveis, é interessante que os proprietários enviem um vídeo do imóvel (não precisa ter aúdio) apenas precisam mostrar todo o imóvel.

O fotógrafo será bonificado por essas publicações remotas?
Sim! Nossa ideia é ajudá-los a manter a sua bonificação e/ou minimizar a diminuição de seu pagamento. O modelo de pagamento vai se manter com o modelo atual no qual  já está inserido.

A única diferença é que este formulário deverá ser preenchido toda vez que fizer a publicação de um job remoto. Ou seja, se em um dia você fizer 4 publicações de jobs remotos, você deverá preencher o formulário uma vez por publicação (4 vezes). É por meio do preenchimento desse formulário que vamos fazer seu fechamento mensal.

Quando os fotógrafos receberão por esses jobs?
O fluxo de pagamento não muda. Os jobs entrarão dentro do fluxo de bonificação normalmente, mantendo-se as datas de fechamento e pagamento.

Como será o pagamento das publicações da Operação Remota?
O pagamento será da mesma forma atual.

Todas as publicações serão consideradas no pagamento?
Não! A publicação não será considerada e o imóvel será despublicado se as fotos estiverem fora do padrão do QuintoAndar. Por isso, é válido reforçarmos o padrão de fotos do QuintoAndar com o proprietário e que a foto tenha o mínimo de qualidade, mas também fazer a publicação na ordem correta, com as legendas dentro do padrão também.

Além disso, para considerarmos a publicação, é de extrema importância que todos os dados do imóvel estejam preenchidos no momento da publicação, como valor do aluguel, metragem, endereço, CEP e checklist.

Despublicação e reagendamento
O time de foto irá analisar os anúncios publicados e caso haja algum imóvel fora do padrão ou com fotos fora do padrão ele será despublicado.

O fotógrafo que fez a publicação será avisado do motivo de despublicação do imóvel e se for caso de reagendamento (obter outras fotos), vamos colocar o job novamente para o mesmo fotógrafo para que possa entrar em contato com o proprietário.

Caso a publicação do reagendamento não seja realizada no prazo, o agendamento será cancelado e o time interno fará a tratativa com o proprietário.

IMPORTANTE: os agendamentos serão livres para que tenham o prazo maior de orientação do proprietário e obtenção de fotos de qualidade. O reagendamento será feito com horário fixo para 48 horas. Mas se obterem as fotos com qualidade antes da data fixada a publicação poderá ser feita normalmente.

Sugestões
Caso o proprietário não envie as fotos no padrão QuintoAndar na primeira vez, oriente-o sobre o padrão e solicite novas fotos. Os agendamentos serão livres, o que dará mais tempo para orientar o proprietário e conseguir fazer a publicação dentro do prazo.

Para se lembrar da ordem dos cômodos, padrão de legenda, especificações para gravar o vídeo e outros padrões de publicação do QuintoAndar, veja o item 3 Agendamento desse mesmo material.

Decreto de lockdown em cidades de atuação QuintoAndar

O que é o lockdown?
Lockdown é a versão mais rígida do distanciamento social, em que as restrições de circulação se tornam obrigatórias. Cada cidade e estado tem autonomia para decidir a forma mais adequada de aplicar essa quarentena obrigatória.

A partir de quando começa a operação na minha cidade?
Cada município tem autonomia para decretar lockdown em seu próprio território. O QuintoAndar suspendeu as atividades presenciais em todas as cidades de atuação em que foi decretado o distanciamento social mais rigoroso.

O que acontece se eu descumprir o lockdown?
Cada município tem autonomia para determinar as medidas em caso de descumprimento. Em Niterói, por exemplo, os cidadãos que saírem de casa e não estiverem indo à farmácia, supermercado, pet shops, padarias ou postos de combustível poderão ser multados em R$ 180.

Qual o posicionamento do QuintoAndar em relação ao lockdown?
O QuintoAndar segue todas as recomendações e determinações das autoridades governamentais e sanitárias. Por isso, nas cidades em que foi decretado lockdown, orientamos que os parceiros não realizem atividades presenciais. Como alternativa, continuamos com a operação de envio de fotos dos proprietários para os fotógrafos publicarem no site.

A minha cidade decretou lockdown, o que fazer a partir de agora?
O QuintoAndar segue todas as recomendações e determinações das autoridades governamentais e sanitárias. Por isso, nas cidades em que foi decretado lockdown, orientamos que os parceiros não realizem atividades presenciais.

Aceitei ir presencialmente ao imóvel e realizar as fotos, devo cancelar?
Caso seja decretado lockdown em sua cidade, o ideal é que o proprietário envie as fotos por Whatsapp para a publicação no site. Se o proprietário não responder ou enviar as fotos até a data do agendamento, cancele a sessão de fotos.

Como posso orientar os proprietários?
Caso seja decretado lockdown em sua cidade, você poderá informar que o QuintoAndar não realizará atividades presenciais enquanto essa determinação oficial estiver em vigor. Como alternativa, o proprietário poderá enviar as fotos e vídeos por Whatsapp para publicação no site.

É importante que, no momento de contato com o proprietário, se faça o checklist do imóvel, para que posteriormente seja preenchido na plataforma de publicação junto com as fotos do imóvel.

Como serão os agendamentos de jobs para os fotógrafos?
Manteremos o fluxo atual dos agendamentos, porém para sessões de fotos presenciais recomendamos que os fotógrafos orientem os proprietários que, durante o decreto de lockdown, as sessões de fotos presenciais não serão realizadas e, como alternativa, o proprietário poderá enviar fotos e vídeos para que o fotógrafo faça a publicação no site.

Se o proprietário não responder à mensagem devo cancelar?
O ideal é que o proprietário confirme  a sessão e faça o envio das fotos e vídeo. Caso não haja retorno do proprietário, cancele a sessão de fotos.

Como identificar uma sessão de fotos presencial?
Todas as sessões serão agendadas no fluxo atual, se no momento da confirmação de fotos o proprietário questionar que agendou uma sessão presencial, você poderá orientar que foi decretado lockdown na sua cidade e todas as atividades presenciais foram suspensas. E o QuintoAndar adotou essa modalidade para que ele consiga enviar as fotos para que os fotógrafos possam fazer a publicação.

Qual o prazo para publicar as fotos e vídeo dos jobs no site?
É de extrema importância que todos os jobs sejam publicados dentro do prazo. No entanto, como serão agendamentos livres você tem um tempo maior para confirmar o envio das fotos com os proprietários. Caso o proprietário não responda ou não envie as fotos até o dia do agendamento, sugerimos que a sessão presencial seja cancelada.

Quanto tempo devo esperar para realizar o cancelamento caso o proprietário não responda?
O ideal é que o fotógrafo confirme a sessão com antecedência. Caso o proprietário não responda até a data do agendamento, o fotógrafo deverá cancelar a sessão presencial.

Posso mudar de região durante o lockdown?
Não. As regiões de atendimento não serão alteradas durante o lockdown.

Como será feita a remuneração dos fotógrafos durante o cenário de lockdown?
Não haverá alteração no modelo de remuneração dos fotógrafos parceiros em cidades que tenham decretado lockdown. O modelo de pagamento vai se manter com o modelo atual no qual o fotógrafo está inserido.

Como deve ser feito o contato com o PP?
O primeiro contato com o proprietário para confirmação da sessão de fotos deve ser feito pelo Whatsapp ou por telefone. Caso você não consiga contato, aconselhamos que vá ao imóvel para realizar a sessão de fotos.

Confirmei meus jobs via Whatsapp mas um deles parece ser um senhorzinho que ainda não me respondeu. Devo entrar em contato via telefone?
Sim! Você deve tentar contatar 100% dos proprietários em até 2 dias antes ou no dia anterior ao do job; isso implica usar o Whatsapp, telefone ou até e-mail, mas é muito importante, até para facilitar o seu dia a dia a contatar de maneira efetiva os proprietários.

Um imóvel leva em média quanto tempo para ser fotografado?
Um imóvel demora cerca de 30 minutos, mas depende do seu tamanho. Lembre-se que é preciso fazer os checklists, fotos, fotos 360º e  o vídeo.

Caiu um agendamento fora da minha área de atuação, o que devo fazer?
Todos os jobs que estiverem na sua agenda precisam ser realizados, caso fique com dúvida sobre o endereço do imóvel, você pode contatar o proprietário e confirmar se o endereço está correto. Se a cidade estiver errada, você pode reportar o job seguindo o motivo de não ter conseguido realizá-lo. Se você tiver dúvidas sobre o tipo de reporte correto, pode acessar o material por meio do link reportes corretos.

Caiu um job na minha agenda e não sei se devo fazer pois é longe da área em que atuo, o que devo fazer?
Todos os jobs que entrarem na sua agenda precisam ser realizados. Caso fique com dúvida sobre a área em que você atua, verifique com o suporte se faz parte da sua agenda, mas nunca reporte o job sem acionar a equipe para confirmar as informações do endereço.

Estou fotografando em uma região em que não me sinto muito seguro em sair com a câmera na rua. Tenho que fotografar a fachada mesmo assim?
Só faça as fotos que você acreditar não correr riscos. Caso não realize a foto da fachada, deixe um comentário no cadastro do imóvel no campo interno, assim, os analistas conseguem ler a informação sinalizada e avisar o proprietário caso haja alguma reclamação. Apenas coloque no campo de observação o motivo que você não pode fazer as fotos da fachada.

Quanto tempo devo esperar para realizar o agendamento caso o proprietário se atrase?
O tempo de tolerância entre as sessões de fotos são de 5 minutos. Caso o proprietário leve um tempo maior do que o estipulado para os jobs, os fotógrafos devem reportar o job falando que o proprietário não compareceu.

Se o proprietário questionar, explique que vocês têm uma agenda a cumprir, e oriento-o a realizar um novo agendamento pelo aplicativo do proprietário ou no site. 

Até qual horário um job pode cair na minha agenda?
Os agendamentos de fotos podem ocorrer até 23h59 do dia anterior à sessão de fotos. Isso ocorre porque os proprietários conseguem realizar o agendamento pelo aplicativo e caso tenha horários disponíveis o sistema permite o agendamento.

É possível entrar jobs para o mesmo dia do agendamento na minha agenda?
O sistema não permite agendamento de fotos para o mesmo dia. Nem fixos, nem livres. Caso haja a necessidade de realizar um job no mesmo dia, iremos confirmar sua disponibilidade e alinhar o agendamento de uma sessão de fotos livre.  Nesse caso,  você poderá fazer o upload no mesmo dia que realizou a sessão de fotos.

Como funcionam os jobs livres ?
O job livre nada mais é que uma sessão de fotos que pode ocorrer dentro do horário comercial e que não precisa ser acompanhada pelo proprietário ou responsável; as chaves e autorização ficam na portaria.  

O condomínio não autoriza tirar fotos da área comum; o que fazer?
Quando o condomínio não permitir fotografar as áreas comuns, instruímos o fotógrafo a apenas tirar as fotos do imóvel e, ao subi-las no site, informar no comentário interno do imóvel o motivo pelo qual não foi possível realizar fotos da áreas comuns.

Caso o proprietário entre em contato questionando o porquê da falta das fotos, informamos o ocorrido e, caso ele consiga a autorização, abrimos um novo job para o fotógrafo completar as fotos.

Sobre a condição do imóvel e se deve fotografar ou não. O que fazer?
Se você estiver na dúvida sobre a condição do imóvel estar dentro do padrão do QuintoAndar,  envie uma foto do imóvel para o atendimento que a equipe irá avaliar se ele está dentro do padrão ou não.

Estou com dúvidas sobre a ordem das fotos, como devo proceder?
Lembre-se da ordem em que as fotos devem ser tiradas e publicadas. Não esqueça da foto das vistas de cada cômodo e da varanda/sacada, se houver


1. Sala
2. Quartos e suítes
3. Banheiros e lavabos
4. Cozinha
5. Área de serviço
6. Quarto e banheiro de serviço
7. Área comum
8. Fachada

Como gravar os vídeos QuintoAndar?
A gravação pode ser em apenas 1 take, sempre na horizontal.
A qualidade indicada é de 720p, pois o vídeo será adicionado no youtube e visualizado na maioria das vezes no celular. O objetivo é demonstrar a planta do imóvel.
É importante situar a localização dos cômodos, apresentando a visão geral do apartamento.
É importante que a gravação seja realizada lentamente, principalmente na transição entre cômodos para que a visualização seja mais ampla.

O que devo falar na hora da gravação?
A fala na gravação é super importante para interagir e apresentar o imóvel. Ela é feita em
três partes. No início da gravação o ideal é se apresentar, informar o endereço do imóvel
e dizer que está disponível na plataforma do QuintoAndar. No meio da gravação é interessante mostrar como os cômodos estão dispostos, enaltecer os pontos positivos, como luz natural, cômodo arejado, ar-condicionado (caso exista) etc. No final do vídeo é importante enfatizar que o agendamento é online e o imóvel está disponível no site do QuintoAndar.

É obrigatório falar na hora da gravação do vídeo?
Orientamos que todos os vídeos sejam narrados para apresentar o imóvel. Isso ajuda a interagir com quem está vendo o vídeo; entendemos que às vezes os fotógrafos parceiros podem não se sentir muito confortáveis para apresentar o imóvel, mas é importante que seja apresentado cada cômodo no momento da gravação.

Como preencher corretamente o Checklist do imóvel?
O checklist deve ser preenchido no momento da sessão de fotos. Se houver alguma informação que não saiba, pode perguntar para o proprietário ou para o suporte aos parceiros.

É de extrema importância que no checklist seja selecionado apenas as opções SIM ou NÃO, se a opção NÃO SEI for selecionada o anúncio não é publicado e fica “travado” no sistema, o que pode até impedir que aquele job seja contabilizado para você.

Quando for fazer o upload das fotos e vídeo no admin, você poderá revisar o checklist antes de publicar o imóvel, assim gera menos erros na hora da publicação. Portanto, não utilize a opção “NÃO SEI”.

Qual roupa posso usar para trabalhar?
Você pode escolher o mais adequado para você. Não há restrição em respeito de bermudas, saias e camisetas, mas evite calçados tipo chinelos.

Há regras de número de fotos por imóvel?
Não. Isso varia conforme a complexidade e o tamanho do imóvel. Um exemplo de um quarto quadrado e completamente vazio: duas fotos do quarto e uma da vista são suficientes.

Normalmente, imóveis mobiliados demandam mais fotos; orientamos a quantidade necessária para registro dos cômodos e detalhes.

Cheguei em um imóvel que está sem luz. Faço o job?
Na maioria dos casos, sim. Se o imóvel estiver em ordem, nos padrões QuintoAndar, faça o job. Nos ambientes mais escuros (sem janela) suba o ISO e tente realizar o que for possível. Caso esteja inviável, reporte pelo aplicativo com o motivo detalhado do job não ter sido realizado.

Como faço para reagendar o job sem perdê-lo?
Os fotógrafos têm de fazer todas as fotos que estiverem agendadas no aplicativo. Caso não possa realizar o job por algum motivo, converse com o proprietário sobre a nova data e horário e repasse essa informação para o suporte reagendar.

Caso seja possível, o suporte re-agendará para você, mas isso não é obrigatório. O job pode ir para outro fotógrafo se sua agenda não estiver disponível.

Como reportar um job corretamente?
Em todos os caso é imprescindível que o job seja reportado com o real motivo do cancelamento ou com o motivo que mais se aproxima daquele pelo qual as fotos não puderam ser realizadas.

Nos casos em que o proprietário solicita uma nova data, o reporte pode ser descrito com o dia e o horário combinado com o proprietário. O time de agendamento tentará re-agendar o job sempre para o primeiro fotógrafo que reportou o job.  

Subi as fotos erradas! O que faço?
Com o número do imóvel ou do job, entre em contato com o suporte e avise o ocorrido. Peça para reabrirem a sessão de fotos para que você possa realizar a correção. Mas tome mais cuidado nas próximas vezes, pois quando finalizamos o anúncio ele vai direto para o site, e isso pode criar uma experiência ruim para o proprietário. Além de poder gerar visitas improdutivas por conta do erro.

Meu próximo job sumiu de minha agenda, mas o proprietário havia me confirmado ontem. O que faço?
Se o job não estiver em sua agenda, você não precisará realizar, pode seguir a sua agenda do dia. Muito provável que algo aconteceu e o proprietário desmarcou pelo aplicativo ou pelo atendimento do QuintoAndar. Mas você pode entrar em contato com o suporte ou o proprietário para obter mais informações.

Como filtro o que é ou não um imóvel comercial?
Em alguns casos os agendamentos são feito em imóveis que estão sendo usados como  comerciais, mas a estrutura e características são residências. Nesse caso, verifique se o imóvel possui ponto de chuveiro e torneiras; em caso negativo, certamente trata-se de um imóvel comercial.

Achei estranho enquanto upava os jobs que o indicador de preenchimento nunca atingia 100%, ficavam entre 85 a 95%. Normal?
É normal esse indicador na tela de cada job nunca atinge os 100%.

Operação do dia a dia

O que são imóveis Originals?
Originals é uma categoria de imóveis do QuintoAndar, são imóveis selecionados cuidadosamente para garantir mais conforto e tranquilidade para o inquilino.

O que o imóvel precisa para ser um QuintoAndar Originals?
São imóveis prontos para morar, ou seja, imóveis funcionais e acolhedores, com uma infra-estrutura básica para receber o inquilino como, por exemplo, gabinetes de cozinha e banheiro, pintura em dia e reparos essenciais já feitos.

Como o imóvel se torna Originals?
Após a publicação das fotos, o sistema valida todas as informações do imóvel e os dados coletados no Checklist. Caso tenha todos os requisitos, ele se torna originals automaticamente. Dessa maneira, é fundamental a precisão dos dados coletados no Checklist.

Quais são as classificações existentes?
O QuintoAndar tem algumas categorias para ajudar a classificar esses imóveis, são elas:

Perfeito estado
Sem nenhum defeito aparente ou necessidade de reparo.
Pronto para mudar.
Armários, mobília, louças com boa aparência.

Quase perfeito
Maioria dos cômodos em bom estado.
Necessidade de troca/ reparo de poucos itens.
Mobília antiga/ mal conservada.

Recém construído
Sem itens básicos.
Imóvel no contrapiso.
Sem armários na cozinha, banheiros e quartos.
Sem tomadas, lâmpadas e luminárias.
Sem box, acessório do banheiro e espelhos.

Mal conservado
Pintura ou papel de parede com manchas, furos ou descascando.
Armários danificados, manchados ou riscados.
Luminárias, interruptores e tomadas antiquadas.
Piso e Rodapés: Madeira: peças riscadas, danificadas, soltas e sujas.
Cerâmica: peças quebradas, riscadas e encardidas.
Portas e Janelas muito sujas, com vidro quebrado, com fechaduras e acabamento mal conservado.
Revestimentos mal acabados.
Armários danificados.
Bancada trincadas.
Eletrodomésticos muito antigos.
Azulejos estampados e escuros ou encardidos.
Infiltrações / Mofo.
Rejunte sujo ou encardido.
Torneiras e metais enferrujados.
Revestimentos mal acabados.
Armários mal conservados.

Antigo
Azulejos estampados no estilo antigo ou encardidos.
Rejunte sujo ou encardido.
Box de acrílico.
Pia, bacia sanitária e bidê em cor escura e estilo antigo.
Espelhos, torneiras e metais enferrujados.
Mobília antiquada.
Cores fortes.
Mobília quebrada/danificada.
Manchas, riscos, furos.

Imóveis Originals

Quais são as opções do motivos de cancelamento e em qual situação eu coloco cada um deles?

Sem chaves
Fotógrafo foi ao imóvel, mas ao chegar as chaves não estavam na portaria ou o PP informou via Whatsapp que não teria como disponibilizar as chaves ao fotógrafo.

Sem autorização
Fotógrafo foi ao imóvel, mas ao chegar não conseguiu acessá-lo. Pode ser por falta da lista ou porque a portaria não autorizou.

Proprietário Cancelou
Fotógrafo, ao se comunicar com o PP via whatsapp, foi informado por ele que a sessão de fotos não poderia ser executada por motivos alheios ao fotógrafo.

Reforma
Fotógrafo foi ao imóvel, mas ao chegar observou que ele está com obras que colocam em risco a segurança de quem está indo ao local ou o fotógrafo foi informado pelo PP de que o imóvel está em obras.

[lembrando que pequenas reformas, nós fazemos a sessão normalmente.]

Job duplicado
Fotógrafo, ao se comunicar com um colega, percebe que há um agendamento de mesmo imóvel para mais de uma pessoa. Ou fotógrafo, ao chegar no imóvel, encontra outro fotógrafo para mesma sessão de fotos.

[lembrando que é possível que sejam feitas várias sessões no mesmo imóvel]

Fora do padrão
Fotógrafo foi ao imóvel, mas ao chegar percebeu que não seria possível tirar fotos pois havia impedimentos para que a foto fosse tirada com qualidade.

Exemplos: imóvel bagunçado, excesso de sujeira, imóvel comercial, imóvel todo quebrado.

Alugado
Fotógrafo foi informado pelo PP que o imóvel já foi alugado

Cancelamentos

Problemas no aplicativo | Bugs

Estou com problema no meu aplicativo, ele não está logando e não vejo a agenda de jobs. O que devo fazer?
1°) Caso seu aplicativo não esteja logando, primeiro limpe o histórico de acesso e feche todas as abas que estiverem abertas relacionadas ao QuintoAndar, pois as abas se comunicam e isso pode gerar conflito na confirmação de dados e faz com que ocorra erros ao logar no aplicativo.

2°) Tente fazer login pelo Facebook.

3°) Tente solicitar um novo código de verificação e realizar o login.

Se ainda assim não conseguir logar, tire um print da tela envie ao suporte aos parceiros relatando os procedimentos iniciados. Até o bug ser reparado, seu recurso será visualizar os jobs pelo Admin e garantir a realização dos agendamentos.

Se por acaso nem o admin estiver logando com sua conta, contate imediatamente o suporte para realocar seus jobs!

Financeiro | Relatório de pagamento

Como vejo meus extratos de jobs realizados e o valor à ser depositado na minha conta bancária?
Cada fotógrafo parceiro receberá um relatório em pdf com o extrato de jobs.  Caso você não tenha recebido ainda, solicite o envio através do suporte aos parceiros e envie a solicitação por meio do quin.to/mensagem que a equipe irá enviar em breve o seu relatório.

Como funciona a atualização do relatório semanal?
Geralmente, às segundas-feiras, você receberá o relatório atualizado com a quantidade de jobs publicados na semana anterior.

Essa atualização semanal é apenas para acompanhamento do número de jobs publicados, e dentro desse acompanhamento semanal é necessário informar o time de fotos o detalhamento, com o print do código do imóvel e data da publicação, caso exista alguma contestação.
Todas as contestações referentes ao pagamento, se houverem, devem ser enviadas para quin.to/mensagem.

Meu relatório veio com alguns erros de registro de publicação de job. O que fazer?
Ao gerar o relatório o sistema busca o registro de todos os imóveis, sejam imóveis publicados ou imóveis com erros de publicação. Por se tratar de um relatório automático, é necessário informar a equipe de atendimento os códigos e dias em que realizou os jobs. A atualização será feita e o relatório corrigido envidado na semana seguinte.

Contestação do relatório mensal, como funciona?
Caso haja um erro no seu relatório mensal, você deve nos enviar a contestação em até três dias antes do prazo da emissão da nota fiscal. O relatório será enviado na sequência para a emissão da sua nota fiscal.

Como funciona a contagem dos jobs fixo e livres publicados de segunda a sexta-feira?
Para contabilizar os jobs fixos e livres como sameday listing, é necessário que sejam publicados no mesmo dia da data do agendamento.

Serão considerados jobs publicados dentro do prazo e, portanto, que representem o valor de suas respectivas faixa; os jobs que forem publicados até 5h da manhã do dia seguinte.

Os jobs que forem publicados após o prazo determinado em contrato e, portanto, após a data do agendamento, serão considerados jobs atrasados; sendo assim, valerá o seu preço sem a % pela publicação dentro do prazo.

Quando ocorre o fechamento mensal para pagamento?
O fechamento do mês ocorre todo dia 01 ou no próximo dia útil. O procedimento é feito da seguinte forma: após a atualização do relatório no último dia do mês. É disparado um comunicado para seu e-mail cadastrado como parceiro QuintoAndar para a verificação total do relatório, sendo número de jobs, descontos e valor variável. Caso haja alguma contestação, é necessário enviar as correções para o mesmo e-mail de recebimento do extrato de fechamento. Se estiver tudo correto, é hora de emitir a nota fiscal eletrônica.

Como funciona a emissão da nota fiscal eletrônica?
A nota fiscal deverá ser emitida contra o QuintoAndar e enviada para este formulário, anexado o arquivo da NFe em PDF com os seguintes dados:

QUINTO ANDAR SERVIÇOS IMOBILIÁRIOS LTDA
CNPJ 16.788.643/0001-81
Inscrição Municipal 5.607.182-5  
Rua Girassol, 555 - Vila Madalena - São Paulo /  SP - CEP 05433-050

Para o preenchimento da nota é necessário que tenha as seguintes informações:
Número da Nota.
Discriminação dos serviços.
Codificação dos serviços prestados (Necessariamente preenchido com atividades relacionadas à fotografia).
Valor exato do relatório de extrato.

Com a nomenclatura padrão exemplo: (NF_JoaoSilva_15_R$2900.25_05.02)

Fotógrafo: João Silva
Número da NF: 15
Valor a receber: R$ 2.900,25
Dados bancários: Nome do banco, número da conta corrente, agência
CPF: 82.202.222.333.0  
Data final do envio:  Até dia 7 ou o dia útil anterior.

Atente-se ao envio da nota fiscal com todas as informações corretas. Não serão aceitas as notas fiscais com o valor incorreto ao do relatório, sem os dados bancários cadastrados no QuintoAndar ou informações incompletas sobre a nota fiscal.
Todos os comunicados serão enviados pelo e-mail cadastrado com o QuintoAndar.

Quando é feito o pagamento?
O pagamento será realizado sempre no dia 18 de cada mês ou no próximo dia útil. As notas fiscais eletrônicas devem ser enviadas pelo formulário até o dia 7 de cada mês ou dia útil anterior,  em formato pdf, através de seu email de cadastro com o QuintoAndar.

Caso sua NF-e seja enviada após o dia 7, ela deverá ser cancelada e só poderá ser enviada novamente no mês seguinte. E não poderá estar somada a NF-e do mês seguinte; deverão ser lançadas duas NF-es  separadas, cada uma referente aos meses de prestação de serviço.

O pagamento será depositado em sua conta bancária cadastrada. Mantenha-nos sempre atualizados!

Retenção de ISS/ Bitributação (Para  regiões fora de São Paulo)
O QuintoAndar é tratado como uma plataforma digital em que liga-se proprietários e inquilinos. Dessa forma, os serviços prestados por nós são realizados na nossa matriz em São Paulo; diante desse quadro todos os parceiros devem emitir a NF contra a nossa matriz.

É provável que será aplicada a retenção de ISS para aqueles que não possuem cadastro de seu CNPJ junto a prefeitura de São Paulo. Caso o prestador de serviço não faça o cadastro, nós teremos que reter de 2% a 5% do valor do serviço realizado para recolher este imposto  (ISS) para nosso município (SP), causando a bitributação, pois o recolhimento do ISS também será exigido pelo município sede do prestador.

Então, para evitar a retenção de ISS, deve-se efetuar previamente o cadastro de CPOM no município de São Paulo. A realização deste cadastro é simples; segue
link com instruções para efetivação do cadastro:  

Caso tenha alguma dúvida, contate seu contador de confiança

Quando posso atualizar meus dados bancários?
Os dados bancários podem ser atualizados a cada três meses. Para atualização dos dados, entre em contato com nosso suporte e verifique quando será a próxima data para atualização. Você poderá informar sua nova conta bancária e ela será registrada em nosso sistema.

No mês que ocorrer a atualização de dados, você receberá um comunicado confirmando que a troca de dados foi realizada.

Dúvidas de Proprietário

Como funciona as visitas após a publicação das fotos no site?
Após o imóvel ser publicado pelos fotógrafos, o proprietário recebe um e-mail informando que ele foi anunciado no QuintoAndar e está pronto para receber visitas.

Como funciona a taxa de administração?
O QuintoAndar cuida de tudo para que o proprietário alugue rápido e tenha a certeza do recebimento em dia todo mês. Além disso, nossa administração também protege o imóvel contra danos em um valor de até R$ 50 mil na entrega das chaves e cobre a multa rescisória caso o inquilino quebre contrato e não arque com este custo. Tudo isso para que o proprietário possa ter uma experiência de locação tranquila e sem preocupações. Nesse modelo, o proprietário fica responsável por contratar e pagar os serviços de intermediação e administração da locação.
 
Assim que o imóvel é alugado, do segundo mês em diante, o QuintoAndar cobra uma taxa de administração. Proprietários que optam por anunciar seu imóvel com exclusividade, ganham um desconto na taxa de administração mensal.

Veja abaixo os valores para todas as cidades de atuação do QuintoAndar
Exclusivo 8,5  |  Regular 9%                  

Caso o proprietário tenha dúvidas sobre como receberá as propostas no imóvel dele, o que devo responder?
O proprietário sempre será notificado a cada nova proposta, e para conferi-las, basta acessar a Área de Proprietários do aplicativo ou site.

Na aba Anunciados, ele irá clicar no imóvel e em seguida escolher a aba "Propostas".
Para aceitar a proposta ele pode seguir o passo a passo do no próprio aplicativo que dará as instruções necessárias.

Por que o IPTU é de responsabilidade do proprietário?
Pensando em dar autonomia para os proprietários escolher se preferem parcelar o IPTU ou pagar à vista e receber desconto. De qualquer forma a responsabilidade financeira do pagamento é do inquilino. O valor é incluso no boleto do aluguel, dividido em 12 parcelas. É importante dizer que mesmo que o proprietário escolha pagar à vista, o inquilino fará o pagamento de forma parcelada em cima do valor integral do IPTU.

Como funciona a reserva do imóvel ?
A reserva é feita através do pagamento de 10% do valor do aluguel anunciado.
Significa que um dos interessados com proposta aprovada pelo proprietário tem tanto interesse em alugar o   imóvel que pagou antecipadamente 10% do valor anunciado. Esse pagamento resulta em prioridade no processo de locação.

O que acontece com o dinheiro da reserva?
Se o inquilino alugou o imóvel reservado, o valor volta como um desconto no primeiro aluguel. Se o inquilino for recusado na análise de crédito ou proprietário desistir da locação, o valor é estornado.

Se o interessado desistir da locação, o valor é repassado para proprietário caso ele
alugue com o QuintoAndar em até 60 dias.

O que acontece se o imóvel do proprietário for reservado?
No momento em que seu imóvel é reservado ele entra em estado de Negociação Avançada e fica suspenso para novas visitas e propostas. Demais processos que o imóvel tinha em andamento serão cancelados.

E se o proprietário tirar dúvidas sobre não querer reservar mais o imóvel dele, o que devo fazer?
Você pode orientá-lo que ele pode entrar em contato conosco solicitando o bloqueio de novas reservas para do imóvel. Em todo caso, oriente o proprietário a entrar em contato no atendimento para dúvidas e ajuda!

Lockbox

O que são as caixinhas porta-chave?
A caixinha porta-chaves é utilizada para guardar as chaves do imóvel. Todos os parceiros QuintoAndar têm a chave padrão e conseguem abrir todas as caixinhas instaladas nos imóveis anunciados em nossa plataforma.

Como solicitar a caixinha porta-chaves?
Para solicitar novas caixinhas é necessário preencher o formulário enviado por e-mail, descrevendo a quantidade de caixinhas necessárias.

Para fotógrafos de São Paulo e Grande São Paulo, temos a opção de retirada no escritório ou envio por motoboy; para as demais cidades, o envio é por correio, por isso, é necessário que solicite antes do estoque acabar, para que não fique sem nenhuma para os jobs que solicite a instalação da caixinha.

Solicitei a caixinha e ainda não chegou, tenho jobs e nenhuma caixinha porta-chaves de reserva. O que fazer?
Caso entre algum job e não tenha a caixinha porta-chaves, informe o suporte para que  verifiquem se outro fotógrafo parceiro tem em estoque e seja feito o trâmite de envio.

Se não houver a possibilidade de envio, faça job e informe ao proprietário será encaminhado a caixinha para instalação. O QuintoAndar, tentará combinar uma nova data para enviar a caixinha antes de ser agendado visitas no imóvel.

Câmera 360°

Problema para publicar a foto 360°. O que fazer?
É muito importante que o imóvel esteja completo, mas no caso de haver algum problema para a publicação das fotos 360° dê preferência para fotos normais, pois é importante que o job seja publicado dentro do prazo. De qualquer forma, avise o suporte que teve problemas no upload das fotos 360º.

Caso o suporte não consiga inserir as fotos 360°, o time de agendamento tentará combinar um novo agendamento com o proprietário para realizar as fotos 360° em uma nova data.

A minha câmera 360° não está funcionando. O que fazer?
Caso a câmera 360° apresente algum problema para realizar fotos, ela deve ser trocada. É necessário entrar em contato com suporte relatar o ocorrido com um print do problema que a câmera apresenta. Após a solicitação o time de fotos entrará em contato para combinar a entrega de uma nova câmera e a retirada da câmera com defeito.

Importante: a troca será realizada de acordo com o estoque da câmera 360°. Se a sua estiver quebrada, solicite a troca e até receber outra continue publicando os jobs sem as fotos 360°.

IndicaAí 

Como funciona o IndicaAí para fotógrafos?
O programa consiste na indicação de imóveis residenciais para o QuintoAndar e é responsável por uma parte significativa dos imóveis da nossa plataforma.
   
Como fazer parte do IndicaAí?
1- Acesse indicaai.quintoandar.com.br e insira seu número de celular.
2- Confirme o código recebido por sms, preencha seus dados pessoais e bancários e pronto!

Como sou premiado?
Você ganha de três maneiras:
1- Quando um imóvel indicado por você é publicado no site, você ganha R$ 100.
2- Quando o imóvel for alugado, você ganha 20% do valor do primeiro aluguel.
3- Indicando amigos para o programa você recebe 10% do que eles ganharem.

Lembrando que, para sua indicação ser válida, os imóveis precisam ser residenciais, estar dentro da nossa área de atuação e com valor de aluguel dentro da faixa determinada.

Como indicar através do link pessoal?
Após o cadastro você receberá um link para indicação, essa é a maneira mais fácil de indicar para os parceiros. O proprietário é responsável por preencher todos os dados, agilizando o cadastro para não precisamos entrar em contato por telefone.

O proprietário recebe R$ 200 de desconto em taxas no primeiro aluguel (e uma vantagem a mais do QuintoAndar para você vender!)

Importante: No site aparece o valor de 10% do valor do aluguel caso o imóvel seja alugado, isso acontece porque a página é aberta para o público em geral, inclusive você pode convidar familiares e amigos para participar do programa. Mas fique tranquilo pois para os nossos parceiros, o percentual do aluguel é de 20%, caso o imóvel indicado seja alugado.